Vila de Água de Pau


Água de Pau é uma vila que integra o concelho da Lagoa, na costa Sul da ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores, em Portugal. Está situada a cerca de 17 km de Ponta Delgada e a 7 km da sede do concelho.

Apresenta 17,43 km² de área e cerca de 3000 habitantes, com uma densidade populacional de 175,4 hab./km².

Grande parte da sua população dedica-se à agropecuária e à agricultura, sendo também de registar o número daqueles que têm a sua ocupação na construção civil, nos serviços e no comércio. O artesanato tem forte implantação na localidade, sendo de realçar os trabalhos em vime e de tecelagem.

No contexto do povoamento do arquipélago dos Açores é uma freguesia muito antiga, constituída em 28 de Julho de 1500.

A fixação dos primeiros habitantes na sua área terá ocorrido devido à presença de nascentes de água potável, por ser atravessada por uma ribeira que serviu como fonte de energia-motriz e, por último, devido ao facto de as suas terras serem férteis e abrigadas.

Sobre ela referiu Gaspar Frutuoso:

"Água de Pau assim chamada porque, segundo alguns, indo por ali os antigos descobrindo a costa do mar, acharam uma ribeira que caía de um alto e não sabiam determinar se era pau, se água, mas chegando mais perto viram ser água que corria por um pau que ali estava derribado.
Mas, segundo outros mais certos, vendo os primeiros descobridores da ilha cair pela rocha a água desta ribeira, curva e arcada, para o mar, lhe parecia pau por onde a água corria, e uns apostavam com os outros que era pau, outros que era água, até que chegando mais perto viram ser ribeira, e pela diferença que tiveram sobre ela, se era pau ou água, ainda que por pau não corria, lhe chamaram Àgua do Pau."1
No século XVI, a principal cultura terá sido a do pastel, enquanto que na zona do Paul existiam "pomares de muita fruta" enquanto na da Caloura predominavam a vinha e as figueiras.

A 28 de Julho de 1515, por carta régia de Manuel I de Portugal, Água de Pau foi elevada a Vila.

A Vila de Água de Pau,integrava o povoado de Ribeira Chã. No século XIX, "devido à falta de recursos e de elementos indispensáveis para poder continuar a ter uma administração regular", o concelho de Água de Pau foi extinto por força do decreto de 19 de Outubro de 1853, sendo o seu território incorporado no concelho da Lagoa. Pelo Decreto Legislativo Regional n.º 29/2003/A, de 24 de Junho, a freguesia de Água de Pau reforçou a categoria de "vila", que nunca perdeu.

Do ponto de vista cultural destaca-se a criação, em 1859, da primeira banda de música da localidade, "A União". A banda "Fraternidade Rural", ainda hoje existente, foi criada em 1867 com a designação de "Estímulo Artístico". Hoje, é grande o dinamismo da comunidade pauense na área da cultura, com a actividade das seguintes entidades: o Grupo Jovem Pauense, a Associação Musical "Os Amigos da Paz", o Grupo Musical "Lua Nova", o Grupo "Amantes da Musica", o Grupo de Escoteiros nº 97 da Vila de Água de Pau e ainda o Grupo "Luar de Agosto".
-